10 de out. de 2011

SEGUNDA E TERÇA – FEIRA SERÃO ANIMADAS NA 5ª MITI - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE CUIABÁ

Duas apresentações movimentam a programação da MITI dessa segunda (10/10) e terça-feira (11/11), que vem recheada de espetáculos de palhaço, manipulação e transformação de objetos com a Cia VostraZ de teatro de Mato Grosso e a Cia Circo de Bonecos de São Paulo.




10/10 ( segunda-feira)

O CIRCO

Cia VostraZ



O Circo é um espetáculo inspirado no CD intitulado “CIRCO” do grupo musical Os Parlapatões. Neste trabalho, foram aproveitados os personagens alegóricos Tirilingo, Pirulão e Sr. Serafim a fim de montar um espetáculo teatral divertido e irreverente. O enredo da peça gira em torno do personagem Sr. Serafim que, após muito tempo, reencontra os palhaços mais sapecas do Brasil, Tirilingo, Pirulão e Cupetinha (bonequinho de estimação de Tirilingo), para lhes dar a péssima notícia da venda de seu circo. O circo foi vendido para pagar as inúmeras dívidas que possuía. Isso se deu, segundo o Sr. Serafim, devido ao grande desinteresse do público, especialmente as crianças, pela magnífica arte circense. Uma carta traz a noticia, e assim a viajem dos palhaços tem inicio, enfrentando grandes mistérios, homem da capa preta, monstro, tudo para encontrar o amigo perdido, Seu Serafim. Está armado um mágico enredo que promete muitas aventuras, confusões e diversão trazendo uma linguagem simples e divertida para toda a família.


11/10 (Terça – Feira)

GUARDA ZOOL

Cia Circo de Bonecos – SP



Guarda Zool é uma história sobre um dia na praia de qualquer pessoa, de qualquer criança. Uma fantasia extraída de nossas memórias, de quando éramos crianças e que não são diferentes das histórias vividas por todos. Construir castelos, brincar com baldes na areia e fazer uma guerra d’água são coisas vividas por todos em algum momento da vida!

O jogo constante dos dois atores encontra-se entre o humor sutil dos clowns e o pastelão dos palhaços e faz parte de uma pesquisa que se iniciou com o espetáculo Inzôonia. Esta pesquisa tem como objetivo a conjugação orgânica entre o jogo dos clowns e o teatro de animação. O resultado traz o frescor de uma brincadeira entre duas crianças, onde tudo é permitido para alcançar um único objetivo: a diversão.

Neste espetáculo, os limites do “isso pode” e “isso não pode”, tão caros entre pais e filhos, temperam com comicidade os conflitos da peça que, através da manipulação dos mais variados objetos, ganha uma dimensão poética. É desta forma que uma toalha e um balde viram Gene Kelly bailando ao som de “Cantando na Chuva”!

Pela versatilidade que a junção destas linguagens proporciona, apesar de ter sido criado no palco italiano, Guarda Zool já foi apresentado nos mais diversos espaços, como: shoppings, praças, áreas de convivências etc. Cremos que isto é possível, pois a peça não somente recria o ambiente da praia, mas oferece um novo “olhar” sobre as diversidades lúdicas com que as crianças representam o mundo em suas inocentes e fundamentais.



NOVIDADE CINE MITI

Traz esse ano produções em desenho animado, vídeo, curtas e espetáculos teatrais produzidos para telinha. Entre as produções mato-grossenses estão a Lenda do Minhocão do Pari do Diretor Marcelo Okamura, Pobre é quem não tem Jipe de Amauri Tangara e O Jogo de Nico e Lau. Todos os vídeos serão exibidos no Centro Cultural da UFMT que tem a entrada pelo Bairro boa esperança.


No dia 10/10 na exibição do “Pobre é quem não tem Jipe” um filme de Amauri Tangará que passa pela década de 50, no interior do Mato Grosso, menino descobre o significado da palavra pobre ao ver pela primeira vez um carro. Esse filme na verdade retrata toda a inocência da infância no sentido mais puro. O Diretor vai estar presente ás 8:30 para um bate-papo com a criançada.


Também no mesmo dia só que na parte da tarde às 14h a criançada também vai participar de um bate-papo com o diretor Marcelo Okamura do desenho “A Lenda do Minhocão do Pari” que é, na verdade, um desenho animado produzido em Mato Grosso que fala de um animal fantástico que habitaria os rios da região e que, durante muito tempo, povoou o imaginário infantil de muita gente e tem a duração de 9 minutos.



Já O Jogo de Nico e Lau é o primeiro curta protagonizado pela dupla Nico e Lau. As personagens estão envolvidas numa trama que movidos pela necessidade de ambos, se veem abrigados a arriscas um oio, então apostam na sorte. Seja o que Deus quiser!

No dia 13/10 ás 8h:30 a dupla vai participar de um bate- papo com as crianças e falar um pouquinho do trabalho deles no cinema.

A novidade dessa edição de 2011 é um espaço exclusivo só do Cine Miti no auditório do Centro Cultural da UFMT que tem capacidade para 300 lugares, onde também ocorre as oficinas lúdicas infantis e as técnicas. As exibições dos filmes e desenhos serão entre os dias 10 a 14/10 com seções que iniciam ás 8h:30 da manhã e as 14h da tarde.

Quando: 10 a 11/10

Onde: Teatro Universitário e Centro Cultural da UFMT

Horários: Teatro: Matutino às 9h e Vespertino às 15h

Centro Cultural: Matutino das 8h30 e Vespertino às 14h

Nenhum comentário: