11 de out. de 2011

Marcelo Okamura fala sobre a produção de “A Lenda do Minhocão de Pari”



As crianças que assistiram ao filme “A Lenda do Minhocão de Pari” na tarde desta segunda- feira tiveram a oportunidade de participar de um animado bate-papo com o cineasta matogrossense Marcelo Okamura, responsável pela animação.


O desenho fala sobre o Minhocão do Pari, um animal gigante que habitaria rios da região de Cuiabá e que viraria canoas, desmoronaria barrancos de rios e causaria grandes estragos. Essa lenda, que durante muito tempo povoou o imaginário do povo de Mato Grosso, é recontada por Okamura em uma linguagem simples e divertida e ganha um final educativo, que contribui para a conscientização do público acerca da preservação do meio ambiente.

As crianças se mostraram bastante empolgadas com a presença do cineasta e fizeram várias perguntas, especialmente sobre a produção do filme. “O principal é saber que sozinho você não conseguirá fazer tudo. Sabendo disso você deve colocar a idéia no papel, buscar parceiros para viabilizá-la e principalmente não dar ouvidos quando alguém disser que não dará certo!”, frisou o cineasta, contando que levou mais de 5 anos para produzir sua idéia em filme.

A produção também agradou aos professores, que buscaram com Okamura informações sobre como divulgar o material em suas escolas junto aos demais alunos. “Através do desenho podemos oferecer educação, cultura. Esta é uma ferramenta muito eficaz para passar mensagens às crianças”, enfatizou o cineasta.

O filme foi lançado há 10 anos e já foi exibido em diversas cidades de Mato Grosso e algumas de outros Estados através de festivais.


2 comentários:

Fer disse...

Esse filme é muito legal!!!! Amei qdo assisti!

Odailson da Silva Pinheiro disse...

Sou Irmão da Cristiane...E ela nos trouxe um DVD deste filme, Aff, Adoramos.
Com isso, a frase do Gumercino não sai na cabeça...
-Corre Gumercino...- Num dá, as perna travo... rsrsrss muito bom
Marcelo.

Parabens!