15 de out. de 2011

Confira a programação deste final de semana (15 e 16)

Sábado 15/10

Hoje tem espetáculos de bonecos vindo diretamente da Colômbia e teatro de Lambe – Lambe.

O espetáculo “ESPIA SÓ! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe)” da Cia Andante de Santa Catarina fala sob um grupo de ciganos que chega à praça, monta a tenda e as “caixas-surpresas”. “Espia Só!” É uma intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que abordam as pessoas para mostrar seus “mistérios” (os espetáculos). A Tenda atrai o olhar curioso dos transeuntes e no interior das "caixas misteriosas" são apresentados simultaneamente três espetáculos para um espectador por vez: “A iluminação, Do lado de lá e O quarto de Edith”. Minutos de sonho para espiar à vontade.


O teatro lambe-lambe é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de formas animadas em miniatura. Essa linguagem aparece no Brasil na década de 80, criada pelas bonequeiras Baianas Ismine Lima e Denise di Santos, inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe. Trata-se, portanto, de uma caixa-teatro individual, configurada para atender um espectador por vez - por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador espia - com uma estrutura técnica em miniatura e independente. Totalmente isolada de luz e sons externos, pois ambos (manipulador e espectador) possuem a cabeça coberta por um pano e os ouvidos protegidos por fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. No interior da caixa acontecem espetáculos que podem durar de 01 a 04 minutos. 

Durante 05 meses, a Cia pesquisou e experimentou materiais, técnicas, linguagens, poéticas, dramaturgias e estéticas. De forma colaborativa, trabalharam na criação dramatúrgica dos espetáculos, permitindo a cada ator-manipulador total autonomia estética e poética na criação e montagem de suas cenas, a partir das experiências artísticas distintas de cada um. Durante todo o processo registrou-se os trabalhos através de fotografias, desenhos e maquetes, compondo também um acervo de imagens. A Cia Andante investe na pesquisa e aprimoramento da linguagem do teatro miniatura, objetivando a criação de repertório de espetáculos e estrutura cênica para intervenção urbana de teatro lambe-lambe. Caracteriza-se pela preservação e exploração de estruturas tradicionais de atuação, que explora novas possibilidades estéticas. Desenvolve apresentações de espetáculos, teatro lambe-lambe, performances e oficinas, sempre buscando o aprimoramento técnico/poético/estético da atuação, priorizando a qualidade artística e a ocupação de espaços alternativos de apresentações. 

Fechando a tarde no teatro com o espetáculo EL CIRCO DEL AGUANTE às 17h com a Cia A-Garrapattta Titeres y Payassos da Colômbia que fala sobre um palhaço de circo chamado Mínimo que relembra com alegria os melhores momentos vividos no picadeiro. Com a técnica Phantom, que mescla rosto e mãos do ator ao corpo do boneco, o palhaço propõe uma viagem cômica para se encontrar novamente com o seu público. As oficinas e as exibições de filmes continuam no Centro Cultural a partir das 14h e a criançada vai poder fazer as oficinas: Brincando de plantas, cata-vento, paraquedista, fantoche em sacos de papel e bandalhão. 

Espetáculos: ESPIA SÓ! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe) de Santa Catarina e El Circo del Aguante da Colômbia. 
Quando?: Sábado dia (15/10) 
Horário?: 16h e 17h 
Onde?: Teatro Universitário UFMT 
Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado. 

Oficinas
 Quando?: Sábado (15/10) 
 Horário?: A partir das14h 
 Onde?: Centro Cultural da UFMT 
 Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado. 


Domingo 16/10

A MITI fecha sua programação com teatro de lambe-lambe e show musical no estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT. 

A programação abre com a intervenção “ESPIA SÓ!” (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe) da Cia Andante – SC. Espia Só! É uma intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que abordam as pessoas para mostrar seus “mistérios” (os espetáculos). A Tenda atrai o olhar curioso dos transeuntes e no interior das "caixas misteriosas" são apresentados simultaneamente três espetáculos para um espectador por vez: A iluminação, Do lado de lá e O quarto de Edith. Minutos de sonho para espiar à vontade.


Fechando a tarde com o SHOW infantil “NO TRIÊRO DOS MENINOS” com o Grupo Triêro de MT Com violão, alfaia, caixa, pandeiro, congas, flauta transversal, pífanos e zabumba o grupo Triêro já andou a bordo de uma Kombi mais de 150 mil quilômetros pelo Brasil. Serão apresentadas canções de domínio popular, como as cantigas de rodas tradicionais, as canções de palhaços e as brincadeiras como “escravos de Jó” e “a barata diz que tem”, “sapo cururu” e as autorais como o Boi, o Tapi-tamanduá. E ainda, interpretações das músicas infantis de Vinícius de Moraes e Toquinho; Canções Curiosas do Palavra Cantada; Saltimbancos de Chico Buarque; O Grande Circo Místico de Chico Buarque e Edu Lobo e Adriana Partimpim. 

As oficinas acontecem no mesmo espaço (estacionamento em frente ao Ginásio da UFMT) e serão ministradas a Brincando de plantar onde uma semente de flor e decorar um vasinho de garrafa pet são a pedida para levar para casa. Na Oficina de fantoche em sacos de papel, a criação do personagem, estimula a imaginação, a criatividade e possibilita o mergulho no universo teatral. Já na de Paraquedista, um brinquedo feito com pouco e que provoca enormes encantamentos reutilizando sacolas plásticas, linha e um peso levam a todos a percepção da leveza dar e a simplicidade do movimento. Também segue no cardápio a Oficina de cata vento: brinquedo popular que com sua simplicidade encanta os corações! Este modelo de cata vento conta com reciclagem de tetra Pack (caixinhas de leite), palitos de bambu e arame. Simples de montar e a alegria do girar com um simples toque de vento. Na Oficina de bandalho com jornal, barbantes e fitas de cetim para produzir o mais colorido dos brinquedos e o despertar de movimentos! 

Espetáculos: ESPIA SÓ! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe) de Santa Catarina e Show NO TRIÊRO DOS MENINOS com o grupo Triêro de MT. 
Quando?: Domingo dia (16/10) 
Horário?: A partir das 16h 
Onde?: Estacionamento enfrente ao Ginásio da UFMT 
Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado.

Nenhum comentário: