20 de out. de 2009

Miti divulga nova programação

A 3ª Miti - Mostra Internacional de Teatro Infantil divulga para o público em geral mudanças na programação e comunica que algumas companhias latinas terão sua vinda adiada para o mês de novembro por motivos financeiros, já que um dos patrocinadores não entrou com recursos para pagar as despesas e cachês dos grupos.

Ainda sem datas e locais definidos a Miti agradece a compreensão de todos e, dessa forma, avisa que os espetáculos "Sueños humanos de um robot", que ocorrerá hoje (20), "El carpinteria de Antonio", no dia 21, "Um cuadrado muy redondo", no dia 23, "Defensores Galacticos", nos dias 24 e 25, "El circo de la nada", no dia 24, "Cuentos del Bosque", no dia 25 e "El viaje de los títeres (sombras)", também no dia 25, não ocorrerão mais no mês de outubro.

Porém, o show não deve parar e a programação da 3ª Miti continua com fôlego total. E para animar a última semana da Mostra na quarta-feira (21) a Cia Odelê, de São Paulo, aporta em terras cuiabanas com o espetáculo "Uma noite em claro". Inspirada em desenhos animados das décadas de 30 a 50 como Perna Longa, Popeye, Tom e Jerry e tantos outros, a peça, de teatro de bonecos, conta a história de Morpheu, um cidadão comum que após cansativo dia de trabalho só quer chegar em casa e dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer e várias situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente.

O personagem principal foi inspirado no ranzinza "Hortelino", do desenho Looney Tunes, e a trilha sonora foi especialmente selecionada levando em conta estilos musicais dos filmes da época (jazz, blues, fox trote são alguns exemplos)."Uma noite em claro" é a fusão de duas linguagens artísticas destinadas quase exclusivamente ao público infantil: o desenho animado e o teatro de animação. É, ao mesmo tempo, um espetáculo que transcende todas as idades e pode ser apreciado por toda a família. Em resumo, um resgate de uma maneira de contar histórias - simples e divertidas - que vem fascinando o público através de diversas gerações.

Cia Odelê - A Casa dos Gestos

O nome do grupo, fundado em 2008 por Rafael Curci, Darko Magalhães e Simone Aranha, foi escolhido através de uma junção de dois conceitos: Owodele é uma palavra em Iorubá e significa "casa com riqueza" e "A Casa dos Gestos" foi inspirado em um poema do escritor moçambicano Mia Couto. Com duas linguagens teatrais claras, o teatro de animação e o teatro de ator, a companhia vem pesquisando ao longo do tempo histórias em quadrinhos, teatro de objetos, criação de textos, adaptação de obras clássicas, textos literários e não-teatrais, produção coletiva, oficinas e palestras.





13 de out. de 2009

Donzelas, cantos e contos místicos movimentam a quarta-feira (14) Miti


A movimentação cênica da Mostra Internacional de Teatro Infantil, Miti, começa cedo nesta quarta-feira (14). O espetáculo A História de Rapunzel, abre o dia às 9h, utilizando a linguagem do Teatro de Animação para contar a conhecida história da donzela presa na torre. Humor e lirismo dão o encantamento da encenação. A montagem é da Cia Patética de São Paulo e será apresentada no Centro Cultural da UFMT.

Ainda no Centro Cultural, a programação continua sob comando do Grupo Caldeirão, também de São Paulo. A trupe vai encenar Contos e Cantos da Índia, às 15h. O espetáculo que remete o expectador as muitas formas de contar histórias inspiradas na rica mitologia hindu.

Ao todo, cinco contos ganham forma e vida nos palcos. São textos que sobre a relação que há na cultura hindu entre deuses e demônios, como forças naturais poderosas e complementares. O intuito da companhia é propor uma reflexão, para crianças e adultos, sobre os conceitos de bem e mal.

O Grupo Caldeirão utiliza objetos, bonecos e adereços, conforme a necessidade de cada conto. Toda a trilha sonora foi construída a partir de referências da cultura popular brasileira. Assim, ao elemento narrativo, agregam-se os elementos plásticos e musicais, levando a uma valorização das imagens poéticas presentes em cada conto e propiciando um contato mais profundo com as histórias, através das palavras, das imagens e das sonoridades que elas suscitam.

O ingresso para os dois espetáculos é um brinquedo em bom estado. A programação da 3ª edição da Mostra Internacional de Teatro Infantil estende-se até dia 25 de outubro. Confira as informações sobre as atividades no www.mostrainfantil.blogspot.com.







6 de out. de 2009

Nova oficina da Miti 2009 abre inscrição


Oficina Dança Clássica Indiana no dia 14 de outubro, com o grupo Caldeirão, de São Paulo.

Nova oficina da Miti 2009 abre inscrição

Oficina de Percussão Corporal e Música Orgânica no dia 17 de outubro (quarta-feira) com o Grupo Canta Vento, de São Paulo.