13 de out. de 2009

Donzelas, cantos e contos místicos movimentam a quarta-feira (14) Miti


A movimentação cênica da Mostra Internacional de Teatro Infantil, Miti, começa cedo nesta quarta-feira (14). O espetáculo A História de Rapunzel, abre o dia às 9h, utilizando a linguagem do Teatro de Animação para contar a conhecida história da donzela presa na torre. Humor e lirismo dão o encantamento da encenação. A montagem é da Cia Patética de São Paulo e será apresentada no Centro Cultural da UFMT.

Ainda no Centro Cultural, a programação continua sob comando do Grupo Caldeirão, também de São Paulo. A trupe vai encenar Contos e Cantos da Índia, às 15h. O espetáculo que remete o expectador as muitas formas de contar histórias inspiradas na rica mitologia hindu.

Ao todo, cinco contos ganham forma e vida nos palcos. São textos que sobre a relação que há na cultura hindu entre deuses e demônios, como forças naturais poderosas e complementares. O intuito da companhia é propor uma reflexão, para crianças e adultos, sobre os conceitos de bem e mal.

O Grupo Caldeirão utiliza objetos, bonecos e adereços, conforme a necessidade de cada conto. Toda a trilha sonora foi construída a partir de referências da cultura popular brasileira. Assim, ao elemento narrativo, agregam-se os elementos plásticos e musicais, levando a uma valorização das imagens poéticas presentes em cada conto e propiciando um contato mais profundo com as histórias, através das palavras, das imagens e das sonoridades que elas suscitam.

O ingresso para os dois espetáculos é um brinquedo em bom estado. A programação da 3ª edição da Mostra Internacional de Teatro Infantil estende-se até dia 25 de outubro. Confira as informações sobre as atividades no www.mostrainfantil.blogspot.com.







Nenhum comentário: