18 de out. de 2011

Espectadores entrevistam o artista de "El Circo del Aguante"

Encantada com o espetáculo El Circo del Aguante, encenado pelo artista Edgar Cárdenas, uma espectadora mirim o entrevista e traz à nós novidades sobre El Circo. Veja ainda trechos do espetáculo!






O menino e o céu - veja mais sobre este espetáculo













Confira trecho do espetáculo encenado pelos artistas da Companhia de Teatro Faces (MT), depoimentos dos espectadores e dos próprios atores!

16 de out. de 2011

Oficina de mamulengos: diversão para instrutores e participantes

Durante a MITI rolou para os artistas, educadores e demais interessados a Oficina de Teatro de Mamulengos! O evento teve duração de um dia e visou ensinar a produzir bonecos típicos do teatro de mamulengo, aplicar as técnicas de manipulação e improvisação e usá-las como forma de divulgação e compreensão desse brinquedo tão popular.


Confira como foi!


Show Triêro dos Meninos animará o domingo na MITI!

O Grupo Trierô é de Mato Grosso e já rodou mais de 150 mil quilômetros pelo Brasil, carregando seus violões, flautas, pífanos, zabumbas e tantos outros instrumentos e levando música por onde passavam a bordo de uma kombi! Imagina só quanta gente conheceu sua música e se divertiu com sua animação!


Domingo, 16 de outubro, no estacionamento da UFMT a partir das 17 horas, venha compartilhar e curtir a música desse animado grupo, que relembra canções tradicionais de roda, de escravos de Jó a sapo cururu, além de interpretações de canções de Vinícius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque e outros.

15 de out. de 2011

Os adultos também têm vez na MITI!


Não foram apenas as crianças que participaram de atividades durante a MITI. Aos jovens e adultos interessados nas artes cênicas foram ministradas oficinas de Iluminação cênica, sonoplastia e teatro de mamulengos.

Espia só! O que será que os ciganos têm em suas caixas?

Um grupo de ciganos misteriosos tomará a entrada do teatro da UFMT. Como é de costume, o povo andante monta suas tendas e levanta acampamento. No meio, três "caixas misteriosas" trazidas pelos ciganos chamam a atenção dos transeuntes. Que mistérios elas escondem? Venha descobrir com a gente!

Traga um brinquedo novo ou usado em bom estado e venha conferir, sábado e domingo (15 e 16) às 16 horas, em frente ao teatro da UFMT, as agradáveis surpresas preparadas por estes artistas da Intervenção de Teatro Lambe-Lambe (SC).

Confira a programação deste final de semana (15 e 16)

Sábado 15/10

Hoje tem espetáculos de bonecos vindo diretamente da Colômbia e teatro de Lambe – Lambe.

O espetáculo “ESPIA SÓ! (Intervenção de Teatro Lambe-Lambe)” da Cia Andante de Santa Catarina fala sob um grupo de ciganos que chega à praça, monta a tenda e as “caixas-surpresas”. “Espia Só!” É uma intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que abordam as pessoas para mostrar seus “mistérios” (os espetáculos). A Tenda atrai o olhar curioso dos transeuntes e no interior das "caixas misteriosas" são apresentados simultaneamente três espetáculos para um espectador por vez: “A iluminação, Do lado de lá e O quarto de Edith”. Minutos de sonho para espiar à vontade.

"O menino e o céu": Lições sobre sonhos e amizade

A festa continuou em mais um dia de MITI, desta vez com a peça “O menino e o céu”, da Companhia de Teatro Faces. Crianças, acompanhadas pelos pais e professores, lotaram o teatro da UFMT mais uma vez. Momentos emocionantes não faltaram em “O menino e o céu”. A história sobre a amizade de um garoto e seu jumentinho fez sorrir, mas também comoveu. Tendo o sertão nordestino como plano de fundo, a peça não mostra apenas as dificuldades enfrentadas na região, vai mais além, fala de sonhos e de nós mesmos. Após a apresentação, houve um bate-papo entre os artistas e a platéia, e o que não faltou da parte dos pequenos foram perguntas, com aquela curiosidade que só quem é criança tem. No comovente “O menino e o céu”, o expectador leva consigo não apenas bons momentos, mas também lições sobre amizade, família e sonhos.


A MITI segue até domingo, dia 16, com espetáculos, música e muita animação! Participe!

El circo del aguante: palhaço traz suas memórias à MITI

Mínimo é um animado e divertido palhaço com muitas histórias de picadeiro para contar. Comandado por Edgar Cárdenas e sua técnica de phantom ( que mescla rosto e mãos do ator ao corpo do boneco), esta ilustre figura relembra com muita alegria de seus melhores momentos vividos nos picadeiros.


Venha compartilhar de suas lembranças, às 17 horas de sábado (15) no palco do teatro da UFMT. A entrada é um brinquedo novo ou usado em bom estado!

14 de out. de 2011

J. Astrevo e Lionê Vitório falam sobre a influência das crianças em seu trabalho

Os comediantes matogrossenses Justino Astrevo e Lionê Vitório, interpretes dos personagens Nico e Lau, participaram da MITI não só com o filme O Jogo de Nico e Lau. Ambos conversaram com as crianças presentes, visivelmente empolgadas, responderam diversas perguntas e também falaram à MITI sobre como os pequenos influenciaram em seu trabalho. Confira no vídeo!

 

Bom Apetite: cardápio variado para crianças e adultos

A criançada se divertiu a valer com este espetáculo de dar água na boca! A companhia Pé de Vento (SC) fez o público subir no palco e participar de brincadeiras e jogos ao som de muita música! Veja trechos de como foi esta deliciosa tarde na MITI e saiba mais sobre os artistas!

    

Sexta tem “O menino e o céu" na MITI


O espetáculo fala de um menino e seu sonho de voar para pedir às nuvens que a chuva volte a cair. O menino e o céu é uma homenagem de Mato Grosso aos imigrantes Nordestinos. Todos os símbolos representarão a cultura da região, bem como o sofrimento com a seca, o ritmo, os instrumentos musicais, o figurino e principalmente o cenário que contará com o cordel.


Meninos Verdes cativam adultos e crianças na MITI

As pequenas criaturas verdes do jardim de Dona Cora conquistam a poetisa com suas brincadeiras, travessuras e estripulias. A peça é simples, assim como o livro de Cora Coralina, e provoca a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.

Saiba mais sobre a peça e veja como as crianças interagiram com os atores em um gostoso bate papo! 


MITI ensinando a cultivar boas práticas


Uma das grandes inovações da MITI em 2011 é o projeto MITI Ambiental, que busca conscientizar os pequenos acerca dos cuidados com o meio ambiente e incentivar a propagação dessas idéias.

:
Além de se divertir as crianças levam para casa um vaso personalizado e uma grande lição

Na oficina Brincando de Plantar os participantes fazem vasinhos customizados com garrafas PET e plantam uma semente. A ação contribui para que eles levem consigo a experiência do contato com a natureza e recicla materiais que seriam jogados no lixo.



Bom Apetite: um cardápio variado para rir e se encantar


Crianças compareceram em peso no teatro da UFMT para a MITI, e mesmo durante a espera para o início da peça, era impossível não se contagiar com a alegria dos pequenos. Escolas de toda a região vieram prestigiar a festança comandada pela Cia. Pé de Vento.

O teatro da UFMT foi invadido por crianças nessa quinta-feira. O motivo? Assistir a peça “Bom Apetite”!

13 de out. de 2011

Cantar, cantar, cantar! todos cantaram na MITI com o Neae

Soltar o corpo e se divertir a valer! Isso foi o que fez o público da MITI na apresentação Cantar, Cantar, Cantar, do Núcleo Experimental de Arte-Educação (RJ). O show, feito ao ar livre, no estacionamento ao lado do ginásio da UFMT, misturou histórias, brincadeiras e música típicas do folclore brasileiro.

Com um clima tão envolvente foi difícil ficar parado e crianças e adultos se entregaram às atividades radiantes, os primeiros aprendendo novidades e os mais velhos relembrando bons momentos da infância!


Veja mais vídeos da MITI no endereço no nosso canal.

Criançada na quinta –feira dia 13/10 na MITI tem música, mágica, malabarismo, jogo e muito humor com o espetáculo “BOM APETITE” da Cia Pé de vento Teatro de SC.


Espanhol e brasileiro, ingênuo e atrevido, adulto e criança, no espetáculo infantil “Bom Apetite”, o ator Pepe Nuñez nascido na Espanha e radicado em Florianópolis/SC, faz um mergulho na arte do Ator Cômico.

12 de out. de 2011

Guarda Zool: um dia de passeio na praia diverte a criançada

A Cia Circo de Bonecos, de São Paulo, fez a festa da criançada da MITI com o espetáculo Guarda Zool. Na trama dois amigos muito atrapalhados se preparam para um dia de passeio na praia, mas logo que pisam na areia começa uma confusão sem fim, com brincadeiras de tirar o fôlego!

Crianças conversam com o cineasta Amauri Tangará

Os espectadores do Cine MITI tiveram a oportunidade de conversar com o cineasta matogrossense Amauri Tangará, após assistirem o filme “Pobre é Quem Não tem Jipe”. A história narra a trajetória de um garoto que se depara com o dilema de ter sido chamado de pobre por não ter um carro e passa a se indagar sobre o significado desta palavra.

Criatividade e conscientização à solta nas oficinas da MITI

As crianças que participam das oficinas da MITI estão vivendo muito mais do que momentos de lazer. Nossa proposta é conscientizar sobre os cuidados com o meio ambiente de forma lúdica, estimular a criatividade e a socialização e principalmente mostrar que é possível se divertir com materiais simples e muita imaginação!

A descoberta de novas possibilidades desperta o interesse pelas atividades e faz com que novas idéias surjam entre as crianças!

 


Confira mais vídeos no canal da MITI no You Tube http://www.youtube.com/Mitiacenica

11 de out. de 2011

O Circo, uma aventura perigosamente divertida na MITI!

Os atores da Cia Vaoz TraZ de Teatro (MT) passaram por "poucas e boas" no espetáculo O Circo, levando os participantes da MITI à sonoras gargalhadas! Na história dois personagens infantis recebem uma carta e tem de enfrentar diversas e adversas situações para salvar um amigo!

Veja trechos do espetáculo e saiba mais sobre sua produção!










MITI também em vídeo!

Além de conferir o que acontece na MITI através do blog, os vídeos produzidos durante a Mostra também podem ser vistos no You Tube, no canal Mitiacenica.

Montagem do espetáculo Quixote Caboclo ou Poeta Patativa


Montagem do espetáculo Quixote Caboclo ou Poeta Patativa, na MITI

"Os meninos Verdes" são a atração do Dia das Crianças

O Dia das Crianças será muito divertido para os visitantes da MITI!

Amanhã (12)teremos o grande espetáculo Os Meninos Verdes, do grupo Voar Teatro de Bonecos, do Distrito Federal.

O espetáculo mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de dona Cora. Eles conquistam o afeto da Poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da 
imaginação e da pureza.

Segunda-feira foi de muitas atividades na MITI


Ontem (11) centenas de crianças se reuniram em torno das diversas atividades do MITI. No Centro Cultural foram exibidos dois filmes de cineastas de Mato Grosso: “A Lenda do Minhocão do Pari”, animação do cineasta Marcelo Okamura baseada no folclore cuiabano e "Pobre é quem não tem jipe", de Amauri Tangará, filmado em terras matogrossenses.

Domingo de dança, música e brincadeiras na MITI!


Crianças, jovens e adultos se divertiram a valer com as apresentações da MITI no último domingo! O grupo de Teatro Mosaico, de Mato Grosso, encenou Sambalelê e, por meio dos múltiplos personagens fez o público interagir e participar do espetáculo, que teve muita música e brincadeiras do folclore brasileiro.

Marcelo Okamura fala sobre a produção de “A Lenda do Minhocão de Pari”



As crianças que assistiram ao filme “A Lenda do Minhocão de Pari” na tarde desta segunda- feira tiveram a oportunidade de participar de um animado bate-papo com o cineasta matogrossense Marcelo Okamura, responsável pela animação.

CINE MITI: O jogo de Nico e Lau e Zôo – Ilógico são os filmes de hoje!


Os famosos personagens matogrossenses Nico e Lau estarão presentes no CINE MITI de hoje com o seu primeiro filme curta metragem. Na história as personagens estão envolvidos em uma trama que terão de arriscar muitas coisas para conseguir o que desejam. Muita aventura e trapalhadas farão parte da aventura!

Confira o espetáculo da MITI de hoje: GUARDA ZOOL

A história de dois amigos atrapalhados que se preparam para um dia de passeio à praia. Ao pisarem na areia, a confusão começa e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só segundo: a brincadeira entre eles é de tirar o fôlego!

Onde será? No teatro da UFMT.

Quando? No dia 11/10/2011, 9h e 15h.

Quanto é? É gratuito, mas precisa trazer um brinquedo em bom estado de conservação.

Não perca esta apresentação: traga seus filhos e garanta a melhor ‘semana das crianças’ que
eles já tiveram.

A MITI - Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá vai comemorar o dia das crianças (12/10) com duas seções do espetáculo Os Meninos Verdes.


A programação continua com duas apresentações do Espetáculo Os Meninos Verdes da Cia Voar Teatro de Bonecos de Brasília, sendo: a primeira seção às 15h e a segunda às 17h todas no teatro Universitário da UFMT.


10 de out. de 2011

MITI 2011: espetáculo de abertura emociona o público!


No último sábado (08), representantes da UFMT e da ACENICA deram início às atividades da MITI. Haverá, até o próximo domingo, dia 16, apresentação de espetáculos teatrais e musicais, exibição de filmes e oficinas lúdicas direcionadas as crianças de Cuiabá e Várzea Grande.

SEGUNDA E TERÇA – FEIRA SERÃO ANIMADAS NA 5ª MITI - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE CUIABÁ

Duas apresentações movimentam a programação da MITI dessa segunda (10/10) e terça-feira (11/11), que vem recheada de espetáculos de palhaço, manipulação e transformação de objetos com a Cia VostraZ de teatro de Mato Grosso e a Cia Circo de Bonecos de São Paulo.

9 de out. de 2011

Sambalelê no MITI: muita música para o público!

Domingo, pessoas de todas as idades, vão se divertir a valer com o grupo de Teatro Mosaico, de Mato Grosso. No espetáculo Sambalelê, três brincantes (que podem também ser menestréis; capitães de mastro ou ritimistas de uma escola de samba), multiplicam-se em personagens alegóricos e conduzem o imaginário a uma viagem musical contagiante. Canções de folguedos e brincadeiras que fazem parte do folclore brasileiro embalarão o público. 

8 de out. de 2011

Cia da Tribo abre a MITI com Quixote Caboclo!

O Centro Cultural da UFMT será palco hoje, às 17 horas, da estréia da 5ª edição da MITI! Quem fará a alegria do público é a Cia da Tribo, de São Paulo, com o espetáculo "Quixote Caboclo ou o Poeta Patativa".

A peça é inspirada nos poemas de Patativa do Assaré, onde um caboclo conta histórias e causos de sua vida para que uma ave aprisionada volte a cantar. A Companhia usa linguagens do teatro popular como: teatro de animação, danças tradicionais e máscaras.

6 de out. de 2011

MITI começa neste sábado com muita diversão!


As crianças e adolescentes apaixonadas por teatro e cinema já podem se preparar: começa neste sábado a 5ª edição da Mostra Internacional de Teatro Infantil (MITI). As apresentações serão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de manhã e à tarde e para entrar basta levar um brinquedo, novo ou usado, em bom estado! Tudo o que for arrecadado será doado, no Natal, para crianças carentes de Cuiabá!

5 de out. de 2011

Projeto de extensão MITI e UFMT

Foto tirada no CA de Comunicação da UFMT


Esse ano a MITI fez uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso para realizar os espetáculos, as oficinas, os shows musicais, a mostra de vídeos e a Miti ambiental. Uma parceria inédita através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) para promover as ações da Miti com os estudantes através da extensão universitária e a vivência acadêmica, além de integrar os estudantes da UFMT com a sociedade.


Esse pessoal acima é do curso de comunicação, eles fazem parte da equipe que vai trabalhar com a produção de conteúdo, como: mídias sociais, filmagens, fotografia, diário de bordo e a cobertura audiovisual do bloguinho da mostra.

Vamos ter alguns repórteres mirins fazendo entrevistas, depoimentos dos participantes e muito mais. Fiquem ligados!

2 de out. de 2011

Começa nesse Sábado dia 08 de Outubro a 5ª edição da MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil de Cuiabá que completa 5 anos e já atendeu mais de 50 mil crianças

Cuiabá está prestes a se transformar na capital do teatro infantil. Começa no dia 08/10 Sábado a programação da 5ª Miti, a Mostra Internacional de Teatro Infantil que vai até dia 16 de outubro. A programação conta com 12 espetáculos, 5 oficinas infantis, 3 oficinas técnicas, exibições de filmes, e shows musicais que movimentarão a rotina da cidade.