10 de nov. de 2010

QUINTA-FEIRA ANIMADA NA 4ª MITI - MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE CUIABÁ.

Duas apresentações movimentam a programação da MITI desta quinta (11/11) que vem recheada de espetáculos de bonecos, com a Cia Mamulengos sem Fronteiras de Brasília, às 9h30 e na parte da tarde às 15h com a Cia Circo de Bonecos de São Paulo.



OS ESPETÁCULOS

A quinta começa com o espetáculo do Grupo Mamulengos sem Fronteiras que se apresenta às 9h30 com a peça “Exemplos de Bastião”. O espetáculo é baseado na literatura de cordel e no teatro de mamulengo, que conta a história de um palhaço de folia de reis que se mete em grandes confusões com sua burrinha curisco, com padre Simão, capitão João redondo e até mesmo com bichos do além. O grupo tem mais de 10 anos de pesquisa nas variadas formas de mamulengo e de teatro, sempre busca manter a tradição das brincadeiras populares buscando novo formato de trabalho que mistura a tradição e a atualidade.


Mamulengo sem fronteiras - Exemplos de bastião

Na parte da tarde a animação será comandada pela Cia Circo de Bonecos, com o espetáculo Circo de Bonecos. A peça conta a história de dois amigos, Claudio Saltini e Rani Guerra, que decidem brincar de circo na sala de visita, recriando o mundo maravilhoso do circo dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis! Utilizam a pantomimas, surpreendentes bonecos e delicados truques, as imagens sensoriais que são sugeridas, provocam a diluição das fronteiras das idades e do tempo. Circo de Bonecos mostra de uma forma poética que a magia de uma tarde no circo pode estar contida no ato simples e maravilhoso de brincar. Assim, o tradicional pega-pega vira, sem querer, um número acrobático, o esconde-esconde em mágica de desaparecer e reaparecer, um patinho de pelúcia faz um grande salto num vaso de flores...

A provocação do espetáculo Circo de Bonecos está no resgate reparador das brincadeiras infantis, no brincar desinteressado, no brincar entre pais e filhos, irmãos e amigos, no encontro com o outro de forma lúdica, enquanto expressão mais espontânea do ser humano, portanto, essencialmente, um ser brincante.

No pano de fundo, sem dar receitas e com muito humor, o Circo de Bonecos abre a discussão sobre questões éticas importantes sobre “o que é ou que não é legal” durante uma brincadeira, sobre a importância do ato de brincar que permite o fortalecimento do contato consigo mesmo e desta forma cria e garante um contato mais amoroso, ético e verdadeiro com o outro.

5148760369_a441b7a850_z


CINE MITI
O Cine MITI inicia a sua programação às 16h e exibe na telinha o espetáculo Bicho do Brasil, da Cia Piafraus de São Paulo que busca retratar a riqueza da fauna brasileira, através de recursos plásticos, sonoros e coreógrafos, pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de ritmos brasileiros como o forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.


AS OFICINAS
As oficinas “Brincando de Plantar e de Gira Pião” acontecerão entre às 16h e 20h30. As oficinas possibilitam as crianças a terem os primeiros contatos com valores como: plantar, semear, cultivar e o brincar, repassados de forma lúdica e divertida nas duas atividades.

A programação da MITI Ambiental traz todos os dias à oficina “Brincando de Plantar” onde as crianças vão poder plantar semente de girassol, decorar o vasinho e levar para casa. De acordo com o coordenador geral da Mostra Eduardo Espíndola “o objetivo das oficinas da MITI Ambiental é ensinar o ato de ‘plantar’, que diz respeito não somente à natureza, mas também representa um método de se obter resultados que demanda tempo, cuidado e paciência construção do conhecimento técnico associado ao compromisso emocional e corporal da criança que são aprendidos e transformados em valores no decorrer do processo”.

Já na oficina de pião as crianças vão aprender a montar o chamado "pião de dedo" ou "carrapeta". O pião em si é pequeno, e é girado com o polegar e o indicador, sem o uso da "fieira" (barbante que lança o pião de madeira). Este pequeno pião é ideal para espaços fechados, onde não se tem um "terreiro" próprio para o lançamento do pião grande. Os piões serão confeccionados utilizando a matéria prima de palito de bambo e papel de campanha de lojas que fazem o copo do pião.


DICA
Como Brincar com o Peão de dedo? Em algumas modalidades, é usada uma "bandeja" com obstáculos que o pião deve percorrer. Existe também a chamada "roleta de pião", onde num "prato", com pequenos buracos numerados, são colocadas bolinhas de metal. O pião é lançado, fazendo com que a bolinhas se movimentem e caiam nos buracos, marcando-se assim os pontos.


NOVIDADE 4ª MITI
A novidade da edição de 2010 é um espaço exclusivo só da Miti no estacionamento do Pantanal Shopping. Este ano serão 11 espetáculos, 1 show musical e a chegada do Papai Noel.

A Miti em 2010 recebeu 138 inscrições de grupos Nacionais e Internacional a curadoria dos espetáculos esse ano ficou por conta da Diretora Teatral Maira Jeannyse e a Atriz e Diretora Teatral Yandra Firmo.

Quando? Quinta-feira dia 11/11
Horário: Das 9h30 às 20h30
Onde? Espaço Miti estacionamento do Pantanal Shopping
Ingresso: Um brinquedo novo ou usado em bom estado.



LINKS RELACIONADOS
MITI
FOTOS
Mamulengos sem fronteiras - DF
Circo de bonecos –SP

5 de nov. de 2010

Tudo pronto para a 4ª Miti


Quarta edição da MITI – Mostra Internacional de Teatro Infantil
omeça nesta quarta – feira dia 10 de Novembro


Cuiabá está prestes a se transformar na capital do teatro infantil. Começa nesta quarta-feira (10) a programação da 4ª Miti que vai até 15 de novembro. São 11 espetáculos, 8 oficinas, e ações de áudio-visual e música movimentarão a rotina da cidade.

A Miti vai converter a paisagem em um local diferente e um cenário exclusivo criado para encantar o imaginário dos expectadores durante a segunda semana do mês de Novembro. Para cumprir o desafio, foram convocadas trupes que vem de muito longe: Argentina. De longe: São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. E de pertinho: Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

Nesta quarta edição, o público alvo continua sendo as crianças, serão 6 dias preenchidos com atividades lúdicas e pedagógicas e 9 companhias de teatros. As ações serão realizadas em um espaço diferente e exclusivo. Em uma tenda de circo, chamada espaço Miti que vai ser montado no estacionamento do Pantanal Shopping. Todas as atividades da Miti esse ano concentram se em um só lugar. Os espetáculos são abertos a todo o público.
O ingresso para cada apresentação é um brinquedo em bom estado que deve ser entregue momentos antes do início de cada espetáculo. A participação de escolas requer agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (65) 3028-6285 / 6286. Os brinquedos arrecadados pela Miti serão doados para entidades sociais de assistência a crianças.

A Miti é uma realização da Acênica, com produção da Ação Cultural. O evento é patrocinado pelo Governo Federal via Caixa Econômica, Ministério da Cultura via Secretaria de Cidadania Cultural, Prêmio Areté Eventos em Rede, Plaenge e Pantanal Shopping. São parceiros a Escola de Circo Leite de Pedras e o Movimento de Teatro de Mato Grosso.


Abertura
A abertura oficial do evento ocorre na próxima quarta-feira, dia 10 de Novembro, na “Tenda MITI” no estacionamento do Pantanal Shopping, com duas apresentações do espetáculo Romeu e Julieta, da companhia mato-grossense Mosaico. A estória de Romeu e Julieta é contada por atores-bufões e que utilizam bonecos para dar vida aos personagens do clássico shakespeareano. Esta é a primeira montagem da Cia que utiliza bonecos de manipulação direta em cena que é embalada por uma sonoplastia de cantigas populares e folclóricas que entremeiam as cenas, além de alguns traços regionais que dão à obra um caráter lúdico e singular que encanta público de todas as idades.

A programação segue no mesmo dia com o Cine Miti das 16h às 20:30 que exibirá dois espetáculos na telinha “o Ratinho e a lua” e "Uma noite em claro" da Cia Odelê, de São Paulo.

A terceira atividade faz parte da Miti Ambiental é a oficina brincando de plantar onde as crianças vão poder plantar girassol e levar para casa, além de confeccionar um colorido catavento. De acordo com o coordenador geral da mostra Eduardo Espíndola, diz que “o objetivo das oficinas da MITI ambiental é ensinar o ato de "plantar", que diz respeito não somente à natureza, mas também representa um método de se obter resultados que demanda tempo, cuidado e paciência construção do conhecimento técnico associado ao compromisso emocional e corporal da criança que são aprendidos e transformados em valores no decorrer do processo”.


Saiba mais sobre a Miti
Realizada pela Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acênica), e produzida pela Ação Cultural, a Mostra Internacional de Teatro Infantil este ano ocorre ente os dias 10 e 15 de Novembro no “Espaço MITI” com capacidade para 500 pessoas em uma tenda de circo no estacionamento do Pantanal Shopping. A primeira edição da MITI ocorreu em 2007.

A idéia de uma Mostra para o público infantil surgiu pela falta de perspectivas do teatro direcionado às crianças. “Partimos do princípio que além da falta de espetáculos, festivais e mostras para as crianças, nós não poderíamos de forma alguma subestimar a capacidade intelectual delas. Até então havia grupos que trabalhavam com espetáculos infantis, mas nenhuma mostra específica. Pensamos na Miti pra suprir essa demanda, que parecia não existir, mas existia”, relembra Eduardo Espíndola, coordenador geral da Miti.

O crescimento do projeto comprova essa demanda. O público saltou de 5 mil pessoas em 2007 para 23 mil pessoas em 2009 que participaram de todos os programas da Mostra. “Interessante é que 79% das crianças atendidas nunca haviam ido ao teatro antes da Miti. Dessa forma, houve um papel social importantíssimo, que foi dar acesso e democratizar os bens culturais”, acentua Espíndola.

Em 2009, mais de 23 mil pessoas participaram de todas as ações da MITI. Entre realizadores e patrocinadores, 322 pessoas envolvidas diretamente e indiretamente. Foram lançados também três livros com distribuição de 2 mil exemplares gratuitamente para a criançada.

A novidade da edição de 2010 é um espaço exclusivo só da Miti no estacionamento do Pantanal Shopping. Este ano serão 11 espetáculos, 1 show musical e a chegada do Papai Noel.

A Miti em 2010 recebeu 138 inscrições de grupos Nacionais e Internacional a curadoria dos espetáculos esse ano ficou por conta da Diretora Teatral Maira Jeannyse e a Atriz e Diretora Teatral Yandra Firmo.

ACênica – Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso nasceu com a finalidade de preencher uma lacuna no setor artístico e cultural de Mato Grosso, o fazer da cultural para a infância. Hoje em dia, além de ter acesso a várias ações, projetos, sites e programações criadas exclusivamente para elas, as crianças deixaram de ser apenas receptoras de cultura e se tornaram, em alguns casos, produtoras de conteúdo cultural e artístico. Para valorizar e otimizar esse potencial, a Acênica promove ações em escolas com o temas: brincando como antigamente, meio ambiente e teatro despertando a importância para o brincar, preservação e os primeiros contatos com as artes provocando debates entre as crianças e a sociedade.




twitter: @mostrainfantil
Flickr: Mostra Infantil
Blog: MITI
Site Pantanal Shopping
Informações imprensa