29 de nov. de 2009

O Mundo de Pimporruta - Cia Liberarte - Santiago Chile











Palhaçando - grupo Tibanaré MT




Eu Chovo, tu choves, ele chove - Cia spírits MT





O público compareceu em peso no primeiro espetáculo da MTI no FESTIN o “ Eu chovo, tu chove, ele chove” . Confira mais fotos no
http://www.flickr.com/photos/mitiefestin

28 de nov. de 2009

Miti e Festin Ações Integradas é sucesso




Um sucesso. Assim pode ser considerada a Miti e Festin Ações Integradas, evento inédito realizado na cidade de Juína, região Noroeste de Mato Grosso, distante 734 km de Cuiabá. Pela primeira vez a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) se uniu ao Festival de Teatro Infantil (Festin) de Juína para levar ao interior do estado uma programação recheada do melhor do teatro infantil. E o público tem batido recorde. Até agora foram mais de 15 espetáculos, divididos entre a Miti, espetáculos convidados e aqueles que estão concorrendo à premiação. Casa lotada, olhos e ouvidos atentos, a cidade de Juína, ao menos por uma semana, tem sido a capital do teatro infantil de Mato Grosso.

E o show continua. Além dos espetáculos, este ano o evento conta com duas oficinas. Maira Jeannyse, de Cuiabá, leva a diretores do município a oficina Direção Teatral e Wanderson Lara, de Primavera do Leste, a oficina de Interpretação e Ritmo Cênico para atores. As oficinas terminam hoje (28/10) e foram realizadas durante todo o evento, que começou no dia 24.

Depois das oficinas, que são realizadas pela manhã, é hora do público ver a história de um coelho, uma menina negra e um amor impossível em “Menina Bonita do Laço de Fita”, às 14h, às 17h tem o conto universal “Pinóquio”, às 20h o público juinense recebe pela Miti e do Chile o Grupo Liberarte, com o espetáculo “O Mundo de Pimporruta” e, encerrando a noite tem o espetáculo “Feiurinha”.

No domingo, último dia do evento, tem às 14h a história da primavera em um lugar chamado Ninfagópolis no espetáculo “Ecdise”, às 16h tem uma história de amor impossível em “O Galinho e a Minhoca”, às 17h vem “A Floresta do Raio Vermelho” contando um pouco sobre a importância da preservação para que as coisas não entrem em extinção, às 20h de São Paulo, trazido pela Miti, chega a Cia. Odelê no espetáculo “Um ratinho e a lua” e às 21h tem a cerimônia de encerramento e premiação dos espetáculos concorrentes.

Para conferir fotos do que já rolou na Miti e Festin Ações Integradas é só clicar AQUI.

27 de nov. de 2009

Miti e Festin se unem para levar teatro à criançada em Juína



Falta muito pouco para Juína se transformar por alguns dias na cidade mato-grossense do teatro infantil. É que a partir de uma parceria inédita a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti), realizada já há três anos em Cuiabá, e o Festival de Teatro Infantil (Festin), feito há 15 anos no município de Juína, região Norte de Mato Grosso, se unem para levar por seis dias o melhor da programação teatral local, nacional e mundial focada nas crianças.

O evento, intitulado Festin e Miti Ações Integradas, está sendo feito através da Lei de Incentivo à Cultura e será realizado de 24 a 29 de novembro. Através do Festin 22 grupos de 20 estabelecimentos diferentes de Juína se apresentarão. Os grupos vêm se preparando desde o começo do ano e concorrem a prêmios, divididos em três categorias. A primeira delas é para alunos de centros de educação infantil, a segunda categoria para séries da alfabetização até a quinta série do ensino fundamental e, como última categoria, alunos do sexto ano do ensino fundamental até grupos independentes, que não precisam necessariamente estar em alguma escola.

Pela Miti o evento recebe quatro espetáculos. “Eu chovo, tu choves, ele chove”, da Cia Teatral Spirits, de Juína; “Palhaçando”, do grupo cuiabano Tibanaré; “O Mundo de Pimporruta”, da Cia Liberarte, do Chile, e “Um ratinho e a lua”, da Cia Odelê, de São Paulo. Além dos espetáculos, a Miti também será responsável por levar profissionalização e qualificação para o interior do estado, já que haverá oficinas de Direção Teatral, com Maira Jeannyse, de Cuiabá, e Interpretação e Ritmo Cênico, com Wanderson Lana, de Primavera do Leste.

Para o coordenador do Festival de Teatro Infantil, Vanderlei Santos, a união de dois eventos com foco nas crianças não poderia ter sido melhor. “Em 2008 não houve o Festin por falta de espetáculos, este ano a Miti surgiu como parceria e está sendo fantástico. Apesar de estarmos há 15 anos realizando o evento são parcerias como essa que fazem com que nos aprimoremos cada vez mais. É um aprendizado constante”, revela.

O coordenador da Miti, Eduardo Espíndola, concorda com Vanderlei e acredita que é importante que cada vez mais seja explorado as potencialidades do interior do estado. “Hoje Juína é um pólo de produção teatral infantil, dessa forma, a Miti se torna interessante e importante ao levar essas oficinas de aperfeiçoamento de diretores e atores”. As oficinas serão abertas apenas para um diretor de cada grupo e um ator, a ideia é que a partir dessa aprendizagem os mesmos possam repassar o conhecimento adquirido para outros diretores e atrizes.

Os espetáculos e oficinas do Festin e Miti Ações Integradas ocorrem pela manhã tarde e noite na Casa da Cultura Juinense. Além dos 22 espetáculos que concorrerão a premiação e dos quatro levados pela Miti, ainda haverão três espetáculos convidados, somando um total de 29 espetáculos. A expectativa de público para os seis dias de programação é de 2400 pessoas. Mais informações: (66) 3566-2915 e (65) 3028 6285.




Serviço
O que: Festin e Miti Ações Integradas
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: Juína – Casa da Cultura Juinense e Escolas
Mais informações: (66) 3566-2915 e (65) 3028 6285
Entrada: para espetáculos do Festin um quilo de alimento não perecível e da Miti um brinquedo em bom estado, que serão distribuídos para instituições de Juína.